quinta-feira, 22 de maio de 2008

Entrevista com o grupo O Ministerio da Favela

Fala rapaziada entrevistei hoje o grupo OMF(O Ministerio da favela), é o 3º grupo da Bahia a ser entrevistado aqui no blog, é malandragem corrente forte cada vez mais firme entre Cabo Frio e Bahia. OMF é um grupo de rap muito bom, com letras muito consciêntes, sempre mandando uma mensagem positiva, clara e verdadeira da atual realidade. No final a música "Ordem e progresso" do OMF pra baixar eim. vamos conferir ai.

Origen Rap: Diz ai de que qual lugar da Bahia o grupo é?
OMF: Salvador, Estrada velha do Aeroporto.
.
Origen Rap: Quem faz parte do OMF e o que faz no grupo?
OMF: Mc Henri (vocal), Mc Simek(vocal) e Mina Pri (Vocal), tem um mano nosso que ta se preparando pra ser dj do Grupo! Em breve ele estara se apresentando tbm.
.
Origen Rap: Como se formou e quanto tempo o grupo ta na correria?
OMF: O grupo se formou no ano de 2006. Inicialmente foi meio como brincadeira, Simek chegou pra mim e falou "vamo fazer musica mano", ai eu fiz minha letra isso quando eu tinha 14 anos, um pouco depois fiz outra e depois outra, e assim foi, dai teve uns mano aki do Bairro que começaram a cantar e nos passaram uns beats pra gente cantar tbm! Com essa formação e com esse nome vamo fazer dois anos no dia 16 de setembro, mas nos corre tem mais ou menos uns 3 anos. obs: hoje eu tenho 19 anos e o grupo que passou os beats pra gente se chama "Zumbido Negro".
.
Origen Rap: Comente sobre a Demo dificuldades.
OMF: Realmente foi uma dificuldade da porra pra gravar, agente tava querendo gravar pra poder divulgar nosso som, mas os preços tavam Foda, dai teve um conhecido nosso que tem um amigo que é dono de pequeno studio aki do bairro, dai ele botou a gente no canal pra gravar com um preço bem acessivel. Como eu já tinha essa letra (Dificuldades) que é historia de um mano que cresceu comigo, resolvemos colocar, pela letra da musica e tbm por realmente foi uma dificuldade pra gravar essa demo.
.
Origen Rap: Quais são as maiores influências do grupo?
OMF: MV Bill, Facção Central, Ndee Naldinho, 509-E, Racionais mc's, MD2, 2Pac, sabotagem, entre outros!

Origen Rap: Na sua visão como está o rap e o hip hop em geral na Bahia?
OMF: Po o movimento ta crescendo, ta rolando bastante evento, ta rolando interatividade entre as cidades, os grupos de outras cidade aki da bahia tão vindo tocar aqui e os grupos Daqui tão indo tocar por lá tambem, mas acho tbm que ta faltando mais união, tem rolado muita panelinha por aqui!
.
Origen Rap: Qual o objetivo a ser alcançado pelo OMF ?
OMF: Nós temos como meta, levar nosso som ao máximo de pessoas possiveis, possa até ser que atraves de nossas musicas nos não mudemos muita coisa, mas esperamos conscientizar o maximo de mentes possiveis.
.
Origen Rap: Qual a importancia da letra no rap para vocês?
OMF: Po parceiro, pra nós rap tem que ter letra, tem que ser um bagulho bem rimado, o beat tbm conta muito, mas o principal são as letras, to vendo muito grupo se deixando levar, fazendo letras indescentes.
.
Origen Rap: Vemos ai o rap americano indo para um lado diferente do queé o rap brasileiro, de ostentação, luxuria, a favor do sistema e tal. O que vocês acham disso?
OMF: Po parceiro nós nem consideramos esses gringos que cantam essas merdas, como rap, as letras deles são pura baixaria, são como os funks do rio e o pagode aqui de salvador. lamentavel!
.
Origen Rap: Como vocês veêm todo esse axé que infelizmente dominam e alienamgrande parte da Bahia e todo Brasil?
OMF: Po não temos nada contra o "Ritmo Axé", o problema é só as letras, se eles se procuparem em fazer boas letras nós não teriamos nada contra! Acho que quando alguem quer seguir o caminho musical é preciso ter consciência e descencia em passar boas mensagens pros ouvintes.
.
Origen Rap: Na música "Ordem e progresso" tem o trecho "não pense só em ganhar faça algo pelos outros". Vocês ajudam ou tem idéia de ajudar a quem precisa quando tiverem oportunidade?
OMF: Sempre que podemos fazendo show de forma beneficiente, sempre que pudermos vamos ajudar sim! Futuramente pensamos em fazer algum projeto social, mas por enquanto num dá, temos que nos firma primeiro, pra começar essa parada.
.
Origen Rap: O que acham do rap aparecer na midia televisiva?
OMF: Achamos que toda forma de divulgação é bem vinda, só não se pode deixar se conrromper, num se pode deixar ser manipulado!
.
Origen Rap: Muito se fala no rap nacional de revolução, o que seria a revolução na visão de vocês?
OMF: Primeiramente achamos que a revolução deve começar dentro de cada um, é engraçado como muitos falam de revolução, mas na hora de agir mesmo, correr atras de direitos vemos que é diferente! Revolução é a ação de resolver, é vc ter uma meta, e seguir essa meta, expresando sua revolta.
.
Origen Rap: O trafico de drogas é um mal em todos os lugares, mas principalmente nas periferiasde todo o Brasil, onde se perdem muitas crianças e adultos para o crime, onde a policia ao invés de ajudar atrapalha. Qual seria uma possivel solução para amenizar essa situação na opinião de vocês?
OMF: Achamos que deveria haver mas iniciativa do governo para dar oportunidades aos jovens, fazendo com que eles achem que tenham mais a ganhar tando estudando ou trabalahndo do que entrando na vida bandida! Deveria Haver um programa muito melhor para a formação dos policias, o que se vê nas ruas são policias totalmente despreparados, muita vezes corruptos e violentos!
.
Origen Rap: Deiche ai algum link, ou myspace de vocês e contatos para shows.
.
Origen Rap: Considerações finais, estamos chegando no final, de um alô pra rapaziada, próximos shows, ou fale alguma coisa que não foi falada na entrevista.
OMF: Gostariamos de mandar um Salve a todos os lokos do Rap e pra nossa familia!e tbm deixar o link da comunida Favela Records do Orkut se trata de um mini studio que tamu fazendo, já tamu produzindo beats:http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=52195337
OMF - Ordem e progresso


Um comentário:

Unknown disse...

salve, salve origem rap!
o trabalho ta maneiro!
to gostando de ver!

abração!